Bolsas

Visando melhor rendimento no Programa de Pós-Graduação, aconselha-se aos candidatos admitidos pelo IMPA iniciarem seus estudos no Período de Verão. Eles terão prioridade na distribuição das bolsas de Verão, que cobrem os meses de janeiro e fevereiro.

 

Bolsas para o Programa de Verão 2018

Para o Programa de Verão, o IMPA oferece algumas bolsas com duração de dois meses. Os pedidos de bolsa para este período devem ser enviados ao IMPA até 10 de novembro.

Acesso o programa | Veja o processo de admissão

 

Bolsa de Mestrado e Doutorado

Estas bolsas são geralmente concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A vigência é de 2 anos para o programa de mestrado e de 4 anos para o programa de doutorado.

As instituições que fornecem bolsas exigem a aceitação prévia do candidato em uma instituição e estabelecem prazos para a apresentação dos pedidos. Os interessados em bolsas de Pós-Graduação devem solicitar admissão ao IMPA no período de 01 de março a 10 de novembro de cada ano. Pedidos fora do prazo podem ser eventualmente considerados.

Acesso o programa: Mestrado e Doutorado | Veja o processo de admissão

 

Bolsas de Mestrado e Doutorado (PEC-PG)

Sugerimos especial atenção para os prazos do programa PEC-PG, que requer admissão pelo IMPA até o mês de junho para início da bolsa em março do ano seguinte. Acesse aqui.

 

Bolsas de Doutorado dentro do programa da pós-graduação (TWAS-CNPq)

O prazo limite para solicitação de bolsa para este programa é 30/06 de cada ano para início da bolsa em março do ano seguinte. Para solicitação é necessário que o candidato já possua a carta de admissão do IMPA. Acesse aqui.

 

Bolsas de Iniciação Científica

O edital de bolsas PIBIC é divulgado geralmente a partir do mês de abril de cada ano.

Acesso o programa | Veja o edital