Mestrado Profissional em Métodos Matemáticos em Finanças

Este Programa, desenvolvido em cooperação com a EMAp/FGV, é stricto sensu e aprovado pela CAPES.

Destina-se à formação de profissionais qualificados, com apurado conhecimento na área de modelagem matemática e computacional, que buscam aprofundar-se em finanças quantitativas, análise de risco e instrumentos financeiros. O foco do programa está nos aspectos práticos das finanças e na utilização dos métodos matemáticos e computacionais e tecnologias de ponta.

financas_2017

Início do Programa

O programa inicia-se em março de cada ano. Os alunos admitidos deverão cursar a disciplina Elementos de Análise Real, que será oferecida no período de verão, janeiro-fevereiro. Nesta disciplina serão estudados os conceitos de Análise, essenciais à boa compreensão de outras disciplinas, permitindo o nivelamento da turma. O curso é aberto à participação de qualquer estudante, mas por questão de limitação de vagas será dada preferência àqueles que solicitaram admissão ao Mestrado Profissional em Métodos Matemáticos em Finanças.

Horário e Duração

As disciplinas serão lecionadas no IMPA, no horário das 19h às 22h, em dois dias da semana. É esperado dedicação de quatro noites por semana, duas para aulas presenciais, uma para aulas de exercício e ao atendimento por monitores e uma para seminários e palestras. As disciplinas serão trimestrais distribuídas em um programa de dois anos de duração.

Pagamento

O valor da mensalidade para um aluno inscrito em tempo integral para o próximo ano será de R$ 2.800,00 (Dois mil e oitocentos reais). Serão concedidas isenções parciais em caráter excepcional.

Alunos de Curso Livre

Serão aceitas, ainda, inscrições em disciplinas avulsas, em regime de aluno de curso livre, dependendo da existência de vagas. Para todos os períodos, os pedidos de inscrição em disciplinas deverão ser encaminhados até 15 dias antes do início do período. Para o pedido de inscrição é necessário preencher um formulário e enviar juntamente o histórico escolar e curriculum vitae. O valor da mensalidade de uma disciplina avulsa é de R$ 1.700,00 (mil e setecentos reais) exceto no período de verão.

Formulário de inscrição para curso livre  (o formulário deve ser enviado para o e-mail ensino@impa.br).

Orientações Acadêmicas

Cada aluno matriculado no IMPA tem um professor orientador, designado tão logo seu pedido de admissão seja aceito. Cabe ao orientador aprovar o programa de estudos do candidato no princípio de cada período. Ao chegar ao IMPA, o candidato admitido deve comparecer à Divisão de Ensino, onde recebe a documentação necessária para apresentar ao seu orientador, a fim de dar início a sua programação de estudo.

Critério de avaliação do rendimento

O aproveitamento em cada disciplina é avaliado mediante provas, trabalhos individuais ou exposições orais. O processo de avaliação é da responsabilidade do professor encarregado da disciplina, respeitadas as normas gerais da Comissão de Ensino.

O rendimento do aluno em disciplinas é usualmente medido por um dos graus A, B, C, F, sendo o único grau reprovatório. Já no caso do Seminário, o rendimento é medido pelos graus (aprovatório) e (reprovatório)

A Comissão de Ensino acompanha o rendimento do aluno ao longo do programa e, caso considere o desempenho insatisfatório, pode optar pelo seu desligamento. De modo geral, cada grau ou obtido deve ser compensado por um grau A. Além disso, a obtenção de dois graus normalmente implica no desligamento do programa.

Utiliza-se ainda o grau (incompleto) para indicar que o aluno completará o trabalho da disciplina em época posterior. No caso desse grau não ser completado até 60 dias após o término do curso, ele será transformado em grau F.

O grau será aceito pela Comissão de Ensino apenas em situações excepcionais e justificadas.

Disciplinas obrigatórias

Para este programa as disciplinas obrigatórias são:

  • Cálculo Estocástico
  • Commodities, Futuros e Derivativos 
  • Equações Diferenciais Parciais em Finanças
  • Finanças Quantitativas
  • Métodos Computacionais em Finanças
  • Estatística e Econometria
  • Métodos Matemáticos em Finanças I 
  • Métodos Matemáticos em Finanças II
  • Renda Fixa e Risco
  • Projeto Final

Projeto de fim de curso

O projeto de fim de curso deverá ser orientado por um professor do IMPA com a coorientação de um profissional da área. A inscrição na disciplina de projeto de fim de curso corresponderá a 2 créditos. Depois de redigido o projeto, o aluno deverá entregar um exemplar à Coordenação do Programa e fazer uma exposição oral perante uma banca composta de três professores, nomeada pela Comissão de Ensino. Uma vez aprovado pela banca, o candidato deverá entregar um exemplar em versão eletrônica, para constar da documentação do IMPA.

Reconhecimento de créditos de disciplinas cursadas fora do IMPA

O aluno pode solicitar reconhecimento de créditos obtidos em disciplinas de Pós-graduação cursadas em outras instituições. Para isso, deve dirigir um requerimento à Coordenação de Ensino contendo a ementa da disciplina e uma declaração com a nota, ambas oficiais. Somente serão aceitos até 9 créditos.

Condições para concessão do grau

O grau do programa de Mestrado Profissional é concedido ao aluno matriculado no IMPA que cumprir as seguintes condições:

a) Obter, no mínimo, 27 créditos de Pós-Graduação;

b) Redigir, sob a orientação de um professor do IMPA ou colaborador do programa, projeto de fim de curso que deverá ser aprovado por uma banca designada pela Comissão de Ensino;

c) Comprovar conhecimento em inglês;

d) Ter sido aluno regularmente matriculado no IMPA durante, pelo menos, dois períodos letivos;

e) Ser aprovado em todas disciplinas obrigatórias e obter, no mínimo, cinco conceitos A ou B.

 

Quadro de disciplinas

Período 1º Ano 2º Ano
Verão

Elementos de Análise Real

Cálculo Estocástico

2º Período

Álgebra Linear e Otimização

Finanças Quantitativas

Métodos Matemáticos em Finanças II

Métodos Computacionais em Finanças

3º Período

Probabilidade e Processos Estocásticos

Estatística e Econometria

Renda Fixa e Risco

Commodities, Futuros e Derivativos

4º Período

Métodos Matemáticos em Finanças I

EDP em Finanças

Tópicos Avançados em Finanças

Projeto Final

 

*

Seminários e encontros com Orientador

PDF do regimento

Regulamento da Pós-Graduação

 

Projetos Defendidos

2016  |  2015  |  2014  |  2013  |  2012  |  2011  |  2010  | 2009