Navegar

20 de outubro de 2010, 12:30h

II Oficina Técnica da Rede Pronex de Modelagem em Dengue

IMPA, Rio de Janeiro, de 14/02 até 16/02

Tanto para o caso do dengue quanto para outras doenças emergentes e re-emergentes, é cada vez mais necessária a expertise de profissionais em estatística, computação, ciência da informação, e matemáticos aplicados, interagindo de forma sistemática com os profissionais da área de saúde, visando estabelecer estratégias de monitoramento e controle epidemiológico.

O objetivo do CNPq-PRONEX é criar uma rede de profissionais interessados em gerar modelos passiveis de serem validados com dados reais de campo que possam orientar autoridades quanto aos principais parâmetros necessários em coletas de dados mais aprofundadas assim como subsidiar tomadas de decisão. Esta rede tem, por um lado, o objetivo de produzir investigações de reconhecida qualidade internacional em epidemiologia matemática, com especificidade em dengue; e por outro lado, gerar sistemas de informações e aplicativos voltados a subsidiar as autoridades da área de saúde na tomada de decisões. Também é nosso objetivo criar um fórum de discussão e colaboração que favoreça a troca de ideias, especialidades, formação de recursos humanos em grupos ainda não consolidados, assim como a interação de grupos que favoreça soluções interdisciplinares para os problemas colocados.

Com este propósito, esta oficina de trabalho visa discutir, compartilhar, trocar ideias, encaminhar os vários projetos em andamento e identificar parcerias e intercâmbios que a rede possa estimular e favorecer.

Comitê Organizador

Claudia Codeço (Fiocruz)
Jair Koiller (FGV)
Jorge Zubelli (IMPA)

Comitê Científico

Claudia Codeço (Fiocruz)
Jair Koiller (FGV)
Jorge Zubelli (IMPA)

Programa

O programa

Organização e Promoção

Fiocruz
IMPA
FGV

Oficina de Participantes

Participantes